Blog

Saúde do trabalhador: cuidados e benefícios para a empresa

Cuidados com a saúde do trabalhador: benefícios para a empresa

Todo funcionário é peça fundamental para o bom desempenho de uma empresa. Hoje em dia, muitas empresas notaram que investir na segurança e na saúde do trabalhador tem aumentado significativamente a produtividade.

Estudos norte-americanos apontaram uma perda anual de 150 bilhões de dólares por causa do estresse no local de trabalho. Já no Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística) apurou que as principais causas de faltas ao serviço devem-se a gripes, dores nas costas e pescoço. Sem falar que cerca de 700 mil acidentes de trabalho acontecem todos os dias.

Com poucos dados, como relatados acima, percebe-se que nos dias atuais, é indispensável cuidar da saúde e segurança dos colaboradores.

Vantagens do Investimento na Segurança e Saúde do trabalhador

Com os dados mostrados anteriormente, é possível compreender que dar mais atenção à saúde do trabalhador pode trazer vários benefícios para a empresa. Dentre eles, o principal certamente é o aumento da produtividade. Uma pesquisa afirma que funcionários felizes com o serviço chegam a ser até 10% mais produtivos do que os insatisfeitos. Além disso, eles se tornam mais engajados, fidelizados e motivados, já que se sentem orgulhosos de fazer parte da equipe.

Outra questão que tem melhora significativa é a redução do absenteísmo. De acordo com um estudo, a empresa que cuida da saúde do trabalhador pode reduzir em até 40% o número de ausências no trabalho. Isso se deve, principalmente, ao fato de que elas realizam a prevenção de inúmeras doenças que poderiam prejudicar seus colaboradores. Além disso, disponibilizar exames e consultas contínuas torna possível o reconhecimento precoce de possíveis doenças ocupacionais, diminuindo o número de afastamentos.

A chave para que ocorram todas estas mudanças se deve muito a conscientização que é gerada pela empresa aos seus colaboradores, pois eles passam a atuar de forma prevencionista, assim como tornam-se agentes propagadores de informação, gerando um ambiente mais seguro, e assim reduzindo consideravelmente a quantidade de acidentes de trabalho.

Investimento, não custo

Com tantos benefícios, é importante que as empresas compreendam que realizar determinadas ações visando melhorar a saúde do trabalhador deve ser visto como um investimento e não como custos extras. Afinal, a prevenção se torna muito mais econômica do que futuros gastos em casos de processos. Afinal, inclui o pagamento de advogados, a redução da produção, a contratação de profissional temporário e a perda de tempo.

Como começar?

Para dar início ao trabalho de conscientização e melhorar a saúde do trabalhador, existem diversas ações que as empresas podem realizar:

– Estar com a documentação trabalhista em dia (PPRA; PCMSO; LTCAT; LAUDO DE INSALUBRIDADE; LAUDO DE PERICULOSIDADE; AET entre outros…)

– Promover palestras internas com o intuito de orientar os colaboradores;

– Incentivar práticas que mostrem a importância de cuidar da saúde;

– Auxiliar e informar os colaboradores a manter hábitos saudáveis;

– Promover programas de saúde e qualidade de vida, tais como aulas de ginástica laboral, massagem, massoterapi;

– Atuar na orientação, buscando a prevenção de males como hipertensão, obesidade e diabetes;

Tais ações, além de prevenir doenças, fornecem uma maior segurança para os colaboradores na sua jornada laboral, e ainda diminuem os níveis de estresse e cansaço no local de trabalho, assim como causam um retorno positivo para a empresa.

A Apto Brasil dedica-se aos serviços voltados à segurança do trabalho e a medicina ocupacional. Se você quiser saber mais sobre nossas soluções em saúde do trabalhador ou precisa de ajuda para implantar essas mudanças na sua empresa, entre em contato conosco!

< Voltar