O PCV – Programa de Conservação Vocal é o conjunto de atividades que busca conscientizar os profissionais que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho, como operadores de telemarketing, professores, representantes de vendas, entre outros sobre o uso adequado da voz e prevenir a ocorrência ou o agravamento dos distúrbios vocais. Por meio de avaliações vocais e da competência comunicativa é possível traçar o perfil vocal dos trabalhadores identificando e minimizando lesões caracterizadas pelo uso contínuo da voz.
Importância
- Realizar avaliações permitindo detectar precocemente possíveis alterações e agir em com o intuito de restabelecer a qualidade vocal e a competência comunicativa dos trabalhadores;
- Identificar trabalhadores com problemas de voz não relacionados ao trabalho, encaminhando-os para adequado diagnóstico, tratamento e documentação do caso;
- Diminuir os gastos da empresa com absenteísmos frequentes e aumentar a produtividade;
- Desenvolver estratégias coletivas e individuais para conservação vocal;
- Realizar campanhas e treinamentos em higiene e conservação vocal;
- Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores;
- Permitir que o trabalho de conservação vocal faça parte do programa ergonômico para adequação do local de trabalho atendendo ao Anexo II da Norma Regulamentadora 17.