Blog

6 motivos para investir em segurança do trabalho

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país com mais acidentes de trabalho, atrás apenas da China, Índia e Indonésia. Fato que destaca a importância de se investir em segurança do trabalho.

Para se ter uma ideia do cenário no país, foram registrados mais de 3,5 milhões acidentes de trabalho. Desses, cerca de 14 mil foram fatais. Esses dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, de 2012 a 2016.

É muito importante assegurar a saúde e segurança dos trabalhadores. A seguir, você encontra uma série de  motivos para uma empresa investir em segurança do trabalho. Confira:

Motivos para investir em segurança do trabalho

6 motivos para investir em segurança do trabalho

Cria um ambiente seguro

Para que o trabalhador possa desempenhar a sua tarefa de forma eficaz, é necessário que ele se sinta seguro. Isso vale tanto para quem atua em locais com maior exposição a riscos, como acontece na construção civil ou na indústria, ou também para aqueles trabalhadores com menor exposição a riscos, como por exemplo em ambientes administrativos.

Prevenção de acidentes e cuidado com a saúde dos trabalhadores

A segurança do trabalho tem como foco a prevenção de acidentes e cuidado com a saúde dos trabalhadores. Por meio de uma análise específica das atividades executadas pelos trabalhadores, é possível determinar quais atividades oferecem maiores riscos e a melhor forma de executá-las sem que os acidentes de trabalho aconteçam. Outra atividade muito importante executada pela segurança do trabalho, é a identificação e reconhecimento dos agentes de risco no ambiente de trabalho, em alguns casos é necessário a utilização dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) ou EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) para garantir a saúde dos trabalhadores. A correta utilização dos equipamentos de segurança proporcionam aos trabalhadores a proteção específica para determinados agentes de risco que possam estar presentes no ambiente de trabalho, por isso a necessidade de avaliar cada ambiente de trabalho e propor as melhorias necessárias para garantir um ambiente seguro.

Aumenta a produtividade

Um espaço de trabalho que ofereça segurança estimula os trabalhadores a desempenharem suas funções com mais eficiência e com maior motivação. Isso acontece porque sentem-se mais seguros e também mais valorizados. Em consequência, o empregador obtém melhor aproveitamento da mão de obra.

Reduz despesas

Ao investir em segurança do trabalho, a empresa também está se prevenindo contra possíveis gastos gerados por conta de um acidente ou doença ocupacional. Como, por exemplo, afastamento do funcionário, despesas médicas, requalificação de mão de obra, atrasos, multas, danos materiais, ações trabalhistas, etc.

Diminui transtornos

As normas de segurança do trabalho, assim como as responsabilidades do empregador, estão devidamente regulamentadas na Constituição Federal. No país todo, existe um grupo de fiscais que monitora e atua nas irregularidades encontradas. Portanto, investir em segurança do trabalho é uma forma de cumprir a lei e não estar passível de multas, embargos e transtornos gerados por conta disso.

Valoriza a marca

Uma empresa que investe em segurança do trabalho demonstra que realmente se preocupa com o bem-estar dos seus empregados, assim como passa uma imagem de zelo pela sociedade como um todo e aumenta a credibilidade perante os clientes e investidores.

São diversos os benefícios de investir em segurança do trabalho. Essa dedicação garante a preservação da saúde dos seus trabalhadores. Consequentemente, gera mais produtividade e lucro para os empresários.

< Voltar