MEDICINA OCUPACIONAL

PCA – Programa de Conservação Auditiva

PCA – Programa de Conservação Auditiva

 PCA – Programa de Conservação Auditiva

PCA – Programa de Conservação Auditiva é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais (PAIR – Perda auditiva induzida pelo ruído). É um processo contínuo e dinâmico de implementação de rotinas nas empresas.

O programa é previsto na NR-9. Ele busca a prevenção da saúde auditiva e da integridade dos trabalhadores. Isso ocorre por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequentemente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Ou seja, nas empresas onde existir risco para audição do trabalhador, há necessidade de implementação do PCA.

Envolve a atuação de uma equipe multiprofissional, pois são necessárias medidas de Engenharia, Medicina, Fonoaudiologia, treinamento e administração. Não se pode conceber a efetiva prevenção aos efeitos do ruído sem a redução dos níveis de pressão sonora encontrados nos ambientes de trabalho.

Vale ressaltar que empresas que realizam PCA – Programa de Conservação Auditiva estão preocupadas com o trabalhador e com o meio ambiente. Os trabalhadores conscientes de sua saúde auditiva levam em consideração a importância do uso do protetor auditivo (EPI). Eles seguem corretamente as orientações dadas pelos profissionais envolvidos no programa.

O controle do ruído é uma questão de importância econômica, social e de saúde. A saúde auditiva só é possível se os objetivos forem atingidos e os mínimos requisitos estabelecidos forem colocados em prática com atenção e eficiência.

Para mais informações, entre em contato conosco!

CLIENTES

VEJA TAMBÉM EM “SEGURANÇA DO TRABALHO”

CONHEÇA A NOSSA REDE CREDENCIADA